.

Série Ação Pneus

Ação Pneus propõe a transformação e a ressignificação de pneus coletados durante deslocamentos pelas estradas do país, num procedimento no qual os vestígios materiais adquirem a capacidade poética de se manifestar.

A  pesquisa surge  da percepção de que a cultura extrativista e sua cadeia industrial, invisibiliza seus processos degenerativos que esgotam o meio ambiente. 
Meu  interesse radica na transformação contínua de materiais a partir do mapeamento de vestígios destes processos, que desde a perspectiva do tempo sinalizam a transformação da matéria, e o seu deslocamento para o campo do simbólico.
Não podemos esquecer que a proposta aqui apresentada, composta de restos de objetos que chamamos de Pneus, seguem sendo petróleo, borracha e ferro misturados, que foram subsolo e vida em algum espaço/tempo do planeta terra.

Site specific
Esculturas
Escrita
Fotografia
Ação escultórica / Performance
O material – Coletar e juntar

Este é um projeto onde ao mesmo tempo que crio, olho para os rastros industriais que eu e minha árvore genealógica, de homens ligados à indústria metalúrgica de economia linear, criamos.
Sendo assim, realizar o projeto desde a perspectiva de uma economia circular, onde o tempo materiai dos ciclos biológicos e técnicos são percebido no longo prazo, tenho a uma oportunidade de investigar algumas perguntas:

Site Specific

Esta ação escultórica foi realizada na residência/laboratório “Matéria bruta busca gestos” na Associação Cultural Casa das Caldeiras em abril de 2023.
Solo não igual a infinito nos lembra da finitude do que chamamos de recursos naturais e a necessidade de olhar com humildade o solo de onde esses materiais vem.
A palavra que originou “humildade” foi a grega HUMUS, que significa “terra”.
A instalação foi realizada junto ao jardim criado por Daniel Caballero do projeto cerrado Infinito

Ficha técnica

Ação Pneus 2
Criação e performance: Leo Ceolin
Materiais Pneus
Dimensões: 12 x 1 m
Ano: 2023
Duração:
150 min
Colaboração: Gustavo Salomão

.

Esculturas

As esculturas foram as primeiras tentativas de ordenar este material que fui encontrando jogado nos acostamentos das estradas, escolhi os pneus de caminhão que estavam num estado pós-explosão. Esse gesto brutal é o que me interessa.
A matéria nesse estado era uma mistura de matéria bruta, texturas de bicho industrial com a delicadeza de um gesto caligráfico.

Escrita

Esta série surge da investigação dos fragmentos menores do pneu estourado que espontaneamente sugeriam gestos/letras, com este encontro fui criando letras que se tornaram palavras e pequenas narrativas como frases, poemínimos ou haikais.

Ficha técnica

Laboratório: “Materia Bruta procura gestos”
Concepção: Leo Ceolin
Materiais Fragmentos de pneus – petróleo, borracha e aço carbono
Dimensões: 3 x 1 m
Ano: 2023
Duração:
2 dias
Fotografia: André Cherri
Participantes co criadores: João Bosco, Claudio Rocha, Carolina Sudati, Chico Davinha, Rogério Ortiz, Andrea Branco e Catarina Schiesari

.

Fotografias


Esta série de fotografias foi criada na residência/laboratório “Matéria bruta busca gestos” na Associação Cultural Casa das Caldeiras em abril de 2023.
Sempre me interessou a dimensão visual macro da matéria, quanto mais nos acercamos mais abstrata fica a imagem dessa matéria do objeto o material específico. Assim entramos numa dimensão da imaginação onde outros repertórios influenciam nossa percepção para um deslocamento que nos faz ampliar a perspectiva desse devir material.

Ficha técnica

Série Crosta
Série Mata
Série Rugas


Concepção: Leo Ceolin
Fotografia: André Cherri
Materiais Fragmentos de pneus – petróleo, borracha e aço carbono
Dimensões: 60 x 90cm
Ano: 2023

.

Ação escultórica / Performance

Durante os laboratórios do BASE Aberta 2021, sob a provocação da artista Carolina Sudati, a.k.a.Translúcida Bruta, a performer Letícia Sekito mostrou interesse em utilizar pneus como material performativo. Ela realizou uma ação intitulada “Experiência Bruta: Corpo e Borracha.”

A partir dos vestígios dessa experiência, dei continuidade à ação com outra intervenção chamada “Ação Pneu.”
Nessa nova ação, o meu desafio foi realizar uma escultura em duas horas, explorando a força da gravidade ao verticalizar o gesto e os rastros deixados no chão pela performance de Letícia.

Ficha técnica

Ação Pneus 1
Concepção: Leo Ceolin
Materiais Fragmentos de pneus – petróleo, borracha e aço carbono
Dimensões: 3,5 x 1,8 m
Ano: 2021
Duração:
120 min.
Fotografia: Afonso Cavalcante
Participantes co criadores: João Bosco, Claudio Rocha, Carolina Sudati, Chico Davinha, Rogério Ortiz, Andrea Branco e Catarina Schiesari

.

O material – Coletar e juntar

Sobre a ação de coleta é necessário colocar que o material escolhido são os pneus “estourados”, aqueles que registram a violência de uma explosão. 
É esta característica que dá ao material o gesto e a expressividade necessárias.
Este procedimento de coleta se dá durante as minhas viagens nas estradas,

.