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Experimento Fogo

Experimento fogo é uma série de desenhos, esculturas e ações performativas utilizando a energia do fogo como aliada na sua potencia de gravar, modificar e transmutar a matéria. É também uma investigação sobre a presença do corpo que manufatura.

Experimento fogo 1 e 2 são ações escultóricas na relação aço carbono e fogo. O foco foi investigar as relações de estabilidade e colapso, ordem e caos.
Experimento fogo 3 e 4 investiguei as relações entre papel, ácido e fogo e as possibilidades que essa troca química proporciona enquanto criadora de estados de atenção e imagens que de alguma maneira conectam com o inconsciente.
Erofusões é uma série de desenhos sobre metal onde a imagem surge a partir da interação de ácidos e fogo.

> Experimento Fogo 1
> Experimento Fogo 2
> Experimento Fogo 3 / Ação desenho papel fogo 1
> Experimento Fogo 4 / Ação desenho papel fogo 2
> Con-fusões inconscientes / Desenhos ácido e fogo sobre papel
>. Erofusões / Desenhos ácido e fogo sobre metal

Experimento fogo 1

Experimento Fogo 1 é uma performance-instalação onde acontece uma ação escultórica com uma placa de aço carbono que é operada por um sistema de polias, atuando na conexão entre a peça, a gravidade e seu contato com o fogo. A ação ocorreu ao redor de uma fogueira na chaminé principal da Casa das Caldeiras.
Esta performance surge da interlocução sobre espacialidade durante o projeto de residência artística Sucesso: Estudo para o Fracasso de Carolina Sudati, também conhecida como Translúcida Bruta, na Associação Cultural Casa das Caldeiras.

O processo material: Controle vs colapso

Nos interessou investigar duas questões apresentadas pelo processo. A primeira era sobre sucesso e fracasso, controle e colapso, que foram os pontos de conexão para criar e desenvolver esta ação. O fato de não ter controle total sobre o resultado é o que nos interessava no encontro com a ação material. Partindo de peças de aço carbono cortadas a laser, com um design cartesiano e racional, onde o controle e a organização da forma são o ponto de partida, levamos essas peças à ação do fogo que, com sua força, faz colapsar de alguma maneira a rigidez de uma chapa metálica. Aqui, o fracassar é uma reorganização, uma mudança de forma, uma imersão poética, sem controle total do resultado final. Apenas criam-se as ferramentas e as condições necessárias para a condução do fluxo com segurança

O Corpo manufatureiro

A outra questão que investigamos foi o que chamamos de corpo manufatureiro. O corpo que tem um conhecimento específico sobre uma prática de manufatura, de produzir algo com suas mãos, com um esforço em um estado de fluxo contínuo, é um possível corpo manufatureiro.

Nas palavras de Translúcida Bruta: “Em 2017, quando me propus a observar o processo de Leo Ceolin em sua relação com o fogo, o que me interessava era hackear seu estado de presença, um estado de presença que eu acredito poder ser um bom estado para a performance. No entanto, o que mais me instiga é a possibilidade de que este ser entre em uma espécie de transe na sua relação com a matéria, através de um fluxo contínuo. Nas nossas conversas e neste processo, esse olhar se deslocou um tanto para a possibilidade de que seus conhecimentos ‘manufatureiros’ pudessem promover uma permanência em uma relação de ação material como aliados, neste caso, com o metal e o fogo. Essa permanência permite que um novo corpo surja, um corpo manufatureiro inventado. Corpo-ser que utiliza seus conhecimentos anteriores e, algumas vezes, ancestrais, em um ato de criar é o caminho para um corpo livre. E esse é nosso maior intento: o fluxo.”

Para abordar o processo performativo criamos com Translúcida Bruta alguns parâmetros para manter o fogo e o estado de presença:

Desde os parâmetros de operação
  1. Manter a corda da atenção plena tensa, respirando.
  2. Nunca abandonar a peça/acontecimento, afirmar todo acaso e incerteza do processo.
  3. Não tem peça ou material a ser trocado, o desafio é manipular e/ou transmutar todo problema numa oportunidade.
  4. O corpo de memórias em ato que trazem uma honestidade na presença.
  5. O que é pesado é pesado, o que é leve é leve, o que é difícil é difícil e o que é simples é simples.
  6. A manufatura  que nasce de um corpo que tem vivas as memórias do fazer.
  7. Nunca criar um corpo performativo desde o ponto de vista de uma coreografia ou linguagem de “arte contemporânea” todo e qualquer formatação a priori de movimento esvaziaria a performance de toda realidade direta e imediata.
  8. Auto centrado sem ficar ensimismado.
  9. Estado de transe.
  10. Tempo kairos
  11. Tempo expandido para as decisões de intervenção, isto é, sentir o silêncio da mente antes de agir.
  12. A convergência das multiplicidades, pequenos propósitos que guiam o foco em cada ação.
  13. O ato performativo como ato terapêutico.
  14. Nada pode abalar a confiança, o erro como errância sempre é acolhido.

Ficha técnica

Criação e performance: Leo Ceolin
Materiais Chapa de aço carbono, madeira e fogo.
Dimensões: 3 x 1 m
Ano: 2019
Duração:
90min

Intervenção sonora: Jose Bárrickello
Concepção:  Translúcida Bruta
Fotografia e Video: Mayra Azzi

Ação integrante do projeto
SUCESSO estudo para o FRACASSO de Carolina Sudati a.k.a. Translucida Bruta.
Programa de Residência Artística e de Pesquisa Obras em Construção – Associação Cultural Casa das Caldeiras (São Paulo)
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Experimento Fogo 2

Experimento Fogo 2 é uma performance-instalação onde acontece uma ação escultórica com barras de aço carbono que foram se deformando no seu contato com o fogo. A ação ocorreu ao redor de uma fogueira na chaminé principal da Casa das Caldeiras.
Esta performance é o segundo experimento na interlocução com o projeto de residência artística Sucesso: Estudo para o Fracasso de Carolina Sudati, também conhecida como Translúcida Bruta, na Associação Cultural Casa das Caldeiras.

Neste caso, outros formatos materiais foram expostos para a manipulação escultórica, explorando a organização e o colapso do processo pela ação do fogo. Aqui, o fracassar é uma reorganização, uma mudança de forma, uma imersão poética, sem controle total do resultado final. Apenas criam-se as ferramentas e as condições necessárias para a condução do fluxo com segurança.

Esta ação contou com a composição musical de José Barrickelo, que acrescentou uma riqueza sensorial à experiência visual da performance. Nas nossas experiências, percebemos que, na relação entre o fogo e a espacialidade nos túneis da Casa das Caldeiras, a movimentação do ar quente criou reverberações sonoras. Isso abriu espaço para encontros de consonância entre ar e som, que o fogo reproduzia visualmente.

Ficha técnica

Criação e performance: Leo Ceolin
Materiais Chapa de aço carbono, madeira e fogo.
Dimensões: 3 x 1 m
Ano: 2019
Duração:
90min

Intervenção sonora: Jose Bárrickello
Concepção:  Translúcida Bruta
Fotografia e Video: Mayra Azzi

Ação integrante do projeto
SUCESSO estudo para o FRACASSO de Carolina Sudati a.k.a. Translucida Bruta.
Programa de Residência Artística e de Pesquisa Obras em Construção – Associação Cultural Casa das Caldeiras (São Paulo)
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Experimento Fogo 3 / Ação desenho papel fogo 1

Nesta ação performativa realizo um desenho com o fogo de um maçarico como ferramenta de gravação, sobre uma superfície de papel que tem previamente aplicada uma solução ácida.

O Processo Material

O ácido é o primeiro movimento de criação da imagem, um fluir do ácido no elemento água sobre o papel. Este primeiro registro é mais um jogo material de gravidades e alagamentos do que de pinceladas.
O fogo é o segundo movimento de criação, a revelação de uma imagem usando a chama do maçarico como um lápis sobre o papel.

O registro final da imagem é um delicado equilíbrio entre a labareda do maçarico e a reação do ácido sobre o papel.

Por que Performar ?

O fato de ser uma ação, com um tempo e um contexto específicos, faz com que o desafio de tempo-espaço de produzir uma imagem seja deslocado para fora do tempo próprio do ateliê. Ao mesmo tempo, a presença dos observadores altera e influencia o resultado.
Este procedimento tem como propósito praticar o estado de presença, à procura de um estado de flow (fluir).

Ficha técnica

Criação e performance: Leo Ceolin
Materiais Papel Canson 300 grs,  solução ácida e fogo.
Dimensões: 1,5 x 2,5 m
Ano: 2019
Duração: 90min

Artista associada: Translúcida Bruta
Interlocução conceitual: Flávio Tonnetti
Fotografia e Video: Mayra Azzi
Ação integrante do projeto
Ânodo e Cátodo de Leo Ceolin
Programa de Residência Artística e de Pesquisa Obras em Construção – Associação Cultural Casa das Caldeiras (São Paulo)
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Experimento Fogo 4 / Ação desenho papel fogo 2

Nesta ação performativa realizo um desenho com o fogo de um maçarico como ferramenta de gravação, sobre uma superfície de papel que tem previamente aplicada uma solução ácida.

Ficha técnica

Criação e performance: Leo Ceolin
Materiais Papel, solução ácida e fogo.
Dimensões: 1,5 x 1,5 m
Ano: 2019
Duração: 90min

Artista associada: Translúcida Bruta
Interlocução conceitual: Flávio Tonnetti
Fotografia e Video: Mayra Azzi
Ação integrante do projeto
Ânodo e Cátodo de Leo Ceolin
Programa de Residência Artística e de Pesquisa Obras em Construção – Associação Cultural Casa das Caldeiras (São Paulo)
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Da série experimento fogo, Con-fusões inconscientes

A palavra “confusão” vem diretamente do latim “confusĭo,onis,” que significa “ação de juntar, reunir, misturar.”

Nessa relação de desenhar com ácido e fogo sobre papel, uma relação que pareceria a priori inviável, encontrei uma série de gestos e manchas que resultaram na série que chamei “Con-fusões Inconscientes.” São devaneios entre figura e abstração, ao mesmo tempo, um traço do fogo, rápido e imprevisível, que se sobrepõe ao traço anterior deixado pelo ácido líquido. Duas qualidades materiais, dois gestos sobrepostos e um deixar acontecer.

Ficha técnica

Con-fusões  inconscientes, da série experimento Fogo,
Materiais: Papel, ácido e fogo 
Dimensões: Variáveis
Ano: 2019/2021
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Erofusões

Eros e o fogo, a sensibilidade da pele, um cobre que se eriça literalmente quando o fogo concentrado de um maçarico atinge a sua superfície.
A cor se revela nessa alquimia do encontro do fogo ar como chama e do fogo água como ácido, num jogo de provocações, contaminações, uma troca de afetar e ser afetado.

O gesto fogo e o gesto água

Gestos chama e gestos líquidos produzem acasos que tentam ser manipulados e de alguma maneira são integrados pelo próprio trabalho. A partir desse ponto só é possível intuir e sugerir o rumo do desenho, porque não há controle do resultado final.
Um limite é o contorno da chapa, mas a imaginação vai além e a paisagem do corpo erótico é inventado, o desejo é também uma paisagem de um novo corpo na fronteira que cria os contornos, o traço tem de se entregar e fundir-se.

Os gestos  traçados, os territórios cromáticos e o mistério dos espaços vazios funcionam como tensores da sensação. Elementos que colocam as figuras  em variação. E vão se compondo com outras camadas e texturas, dando uma profundidade para imagem. 
Essas profundidades são uma vontade escultórica para dentro da superfície.

Ficha técnica

Da série experimento Fogo, Erofusões 1 e 2
Desenho sobre chapa de cobre

Materiais: Cobre, ácido sulfúrico e fogo com maçarico de solda.
Dimensões: 0,5 x 2 m
Ano: 2009/2010
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