logo

Genealogia materiais, restos e memórias

Descrição

Formato do projeto
Performance
Materiais
Restos de 10 anos de acúmulo de sobras materiais
Dimensões
6 x 6 m
Local
A.C.C.C. Associação Cultural Casa das Caldeiras (São Paulo/BR)
Ano
2019

Descrição conceitual
A ação desenhada como uma instalação performativa, foi a tentativa de um ato Psicomágico, trazendo como referência a metagenealogia de Alejandro Jodorowsky.
Foi através de um procedimento contínuo de criar árvores genealógicas de materiais, com restos de obras e afetos, que foram construídas e desconstruídas várias vezes, se recriando em diferentes composições, na forma de desenhos matéricos e esculturas efêmeras.
O propósito: liberar os acúmulos de memorias-materiais que condicionam o novo.

Descrição técnica.
Foram matérias em trânsito, que se deslocaram do meu ateliê para a Casa das Caldeiras onde foram re-avaliados e reativados. A partir da escuta decorrente desse encontro, foram escolhidos os elementos que entraram em processo de transformação durante a residência Obras em Construção no seu encontro com o espaço. O resto dos materiais retornaram para o ateliê com novos sentidos após a experiência, ou encontram outros campos de utilidade no campo da reciclagem, incluindo nessa articulação a rede de catadores Cataki.

Contexto
O procedimento aconteceu durante 3 dias em períodos de 9 hs durante a Jornada do patrimônio da cidade de São paulo, que acontece todo ano na Casa das Caldeiras. O projeto teve como o propósito de criar mapas de estudo e percurso para o projeto ” nodo e Cátodo”

Artistas Associados:
Translúcida Bruta [corpo manufatureiro]
Flávio Tonnetti [Interlocução e textos]
Miguel Pérez [fotografias]

Colaborações institucionais:
A.C.C.C. Associação Cultural Casa das Caldeiras (São Paulo/BR)
Agradecimentos:
Afonso pelo registro em vídeo, a Maurício pelo transporte dos materiais e a Edson, Kiko e Katiana pela força no deslocamento de um caminhão inteiro de materiais.