logo

Matéricos

Descrição

Descrição conceitual

A série de desenhos é resultado de uma investigação em que o gesto desenhado, produtor de texturas e relações cromáticas, é produzido muito mais pela aproximação entre os fragmentos materiais e seus suportes do que pela busca concreta de uma imagem definitiva, como aconteceria em uma pintura realista ou em um registro fotográfico.

Os pequenos objetos que compõem a exposição Desenhos Matéricos encantam por sua simplicidade. Com gestos despretensiosos, o artista busca apresentar uma linguagem capaz de revelar a beleza de materiais e resíduos industriais, nos convidando a perceber a plástica dessa materialidade em suas formas ‘quase’ brutas.

Descrição técnica.

O gesto artístico escolhido, flertando com a escultura e o design, acaba por configurar uma espécie nova de linguagem — o desenho matérico — que vai sendo composta por meio de técnicas de desenho e colagem que surgem no interior de uma oficina de serralheria e marcenaria. Uma descoberta que só pode surgir a partir do cotidiano do próprio artista, na relação produzida entre seu corpo manufatureiro e os materiais e ferramentas existentes em seu ateliê.

Técnicas e materiais: Ensambladura, colagem, desenho e solda com materiais diversos como madeira, arame, chapas e parafusos metálicos, assim como vários fragmentos industriais

Dimensões: Variáveis

Local: A.C.C.C. Associação Cultural Casa das Caldeiras (São Paulo/BR)

Ano: 2021

Artistas Associados: Flávio Tonnetti [Interlocução curatorial e textos] Translúcida Bruta [corpo manufatureiro]

Colaborações: Claudio Rocha [projeto grafico]

Colaborações institucionais: 

A.C.C.C. Associação Cultural Casa das Caldeiras (São Paulo/BR)